segunda-feira, 13 de maio de 2013

Grupo 5 
Mata Atlântica 

Fernanda Satomi  


Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.Rica em uma diversidade de animais, alguns instintos por conta do homem que vem matando ou até mesmo vendendo ilegalmente, tirando esses animais de suas casas que nem mesmo tem como se defender,por mero dinheiro.Dentre as variedades temos o bicho preguiça,onça pintada,mico leão dourado(extinto),tucanos,arara vermelha,arara azul e etc.Vegetação variada com arvores de grande e médio porte.Mas que hoje em dia estão desaparecendo. Tem um clima favorável (equatorial ao norte e ao sul quente e temperado,sempre úmido) e muito agradável para a vida da fauna e flora.
Constitui 13,04% do Brasil,mas a maior parte foi tomada para dar lugar a edifícios,casa,ruas e poluição. É como se tirássemos um pulmão do Brasil.O desmatamento da Mata Atlântica contribui para o esgotamento das fontes de água natural prejudicando o abastecimento, deixa o solo sem proteção das raízes das árvores, impedindo a erosão.
Com tanta destruição foram criadas as campanhas de preservação da Mata Atlântica uma delas é  “S.O.S Mata Atlântica”,mas existem mais de 250 ONG’s que visam a preservação desta área.

 Arara Azul

Área desmatada,diferença de 1500 para 2007

Campanha: Dia da Mata Atlântica

Mares e Morros 

Igor Rodrigues Cesário


Os mares de morros são localizado em grande parte da porção leste, o domínio dos mares morro é assim chamado por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas.


Encontram-se na região a floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.

No litoral do Nordeste, encontra-se o solo de massapê, excelente para a prática agrícola, sendo historicamente ligado à monocultura latifundiária da cana-de-açúcar.

Apresenta clima tropical típico e tropical litorâneo, caracterizado pela atuação da massa tropical atlântica, formada no arquipélago de Santa Helena.


Praia dos Antigos

Banhado

Beatriz Martins 


O nosso Banhado é a característica dos joseenses. Já que ele o conhecido pela nossa paisagem encontrada em São José dos Campos, ele é o que dá as características da nossa cidade e a torna diferente das outras.
O nome Banhado surgiu a partir de moradores antigos da cidade, já que o Rio Paraíba do Sul no verão se enchia e fazia com que a área do banhado ficasse ‘banhado’ por suas águas, dando características ao grande ‘mar joseense’ que assim foi chamado por um bom tempo.
Nos dias de hoje isso não se ocorre mais graças a regularização do Rio Paraíba do Sul, com a construção da Represa Santa Branca. Hoje nosso banhado é conhecido por conter um terreno com uma extensa área de musgo, que é atualmente bem perto da parte urbana da cidade. Com isso se tem a presença de sítios e uma vila de moradores.
A área do Banhado foi uma área muito rica, já que seu tamanha é de 4.320 mil metros quadrados e olhado a partir do centro, não conseguimos nem se quer identificar seu fim. O banhado por ter terras úmidas por causa das enchentes ocasionadas pelo Rio Paraíba, é uma área onde se tinha o crescimento de muitas árvores Frutíferas de diversas espécies como a goiabeira, amoreiras e plantas como samambaias, begônias, orquídeas entre outras.
Mas a beleza do Banhado foi devastada a partir de um acorda entre a Prefeitura Municipal e a Estrada de Ferro Central do Brasil que precisavam de madeira para dormentes e postes para a ferroviária além de lenha para suas locomotivas.

Vista do Banhado



Aziz Nacib Ab’Saber

Maxini dos Santos 


Filho de libanês e nascido em  São Luís do Paraitinga, nasceu no dia 24 de outubro de 1924, e faleceu no dia 16 de março de 2012 . Aziz Ab’Saber faleceu aos 87 anos de idade, vítima de parada cardíaca, deixou cinco filhos, seis netos e um bisneto, Era geógrafo e professor universitário era um dos principais pesquisadores e pensadores brasileiros nas áreas de geografia e meio ambiente. Criou o Código da Biodiversidade. Além da geografia, teve grande interesse pela arqueologia e ecologia. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. uma das maiores autoridades em geografia física do Brasil.  Fez uns 300 trabalhos e todos eles conhecidos internacionalmente .
Acho que foi um homem muito interessante para todos nos porque foi uma das pessoas que realmente se preocupou com o meio ambiente do nosso pais e que lutou pra tentar mudar certas coisas no nosso pais e que conseguiu fazer varias coisas que o tornasse bom 



Jurandy Luciano Sanches Ross

Thamires Martins 

Jurandyr Ross foi um geógrafo brasileiro e pesquisador do Departamento de Geografia da USP ( Universidade de São Paulo). Seu estudo fundamenta-se no grande projeto Radambrasil, um levantamento feito entre os anos de 1970 e 1985. Além disso, ele foi professor do primeiro e segundo grau na rede de ensino privado
Jurandyr Ross estabelece 28 unidades de relevo, que podem ser divididas em planaltos, planícies e depressões. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário